Topo

Sobre as Águas

Saiba quais serão os atletas da vela no Pan de Santiago 2023

Antonio Alonso

05/06/2023 09h25

No último domingo, dia 4, foram definidas as últimas vagas da equipe brasileira de vela para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

O evento que definiu os representantes nacionais foi a II Copa Brasil de Vela de Praia, realizado em Arraial do Cabo, RJ.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), contou com a participação de atletas de todo o país. As vagas nas classes ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Lightning e iQFOil foram preenchidas após as provas realizadas no litoral fluminense.

"A equipe brasileira de vela tem nomes de ponta, incluindo campeãs olímpicas e pan-americanas, além de finalistas em eventos internacionais".

"O grupo é bastante experiente e todos estão em ótima preparação em suas respectivas classes", contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

 

Classificados

Snipe
Juliana Duque e Rafa Martins

Lightning
Thomas Summer, Ana Barbachan e Larissa Juk

ILCA 7
Bruno Fontes

ILCA 6
Gabriella Kidd

Fórmula Kite
Bruno Lobo
Maria do Socorro Reis

IQFoil
Mateus Isaac
Bruna Martinelli

49er
Marco Grael e Gabriel Simões

49erFX
Martine Grael e Kahena Kunze

Nacra 17
Samuel Albrecht e Gabriela Sá

Foto: Gabriel Heusi

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas