Topo

Sobre as Águas

Em Brasília, CBVela cita planos para Paris 2024

Antonio Alonso

31/05/2023 21h55

Na quarta-feira, 31 de maio, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) esteve presente em uma audiência pública realizada no plenário 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O objetivo do encontro, promovido pela Comissão do Esporte, foi discutir a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, visando garantir o melhor desempenho da delegação nacional na competição.

A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão, deputado Luiz Lima (PL-RJ), juntamente com os deputados Maurício do Vôlei (PL-MG) e Delegado da Cunha (PP-SP).

Essa iniciativa faz parte de uma série de debates promovidos pela comissão, que busca ouvir as confederações esportivas do país sobre a preparação dos atletas para os Jogos na França.

Além do presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro, da CBVela, estiveram presentes representantes de outras importantes confederações esportivas do país, como a Confederação Brasileira de Atletismo, representada pelo presidente Wlamir Motta Campos, o Conselho Nacional de Dança Desportiva, representado pelo presidente Patric Tebaldi e pelo diretor de Breaking José Bispo de Assis, e a Confederação Brasileira de Ciclismo, representada pelo presidente José Luiz Vasconcellos.

Marco Aurélio de Sá, presidente da CBVela, ressaltou que a vela é um esporte no qual são feitos investimentos consideráveis visando a obtenção de resultados.

Nesse sentido, a política da CBVela foi modificada para que os atletas participem dos Jogos Olímpicos apenas se tiverem chances reais de subir ao pódio.

A vela já possui um histórico vitorioso nas Olimpíadas, portanto, o objetivo é buscar medalhas e não apenas ganhar experiência.

Para os Jogos de 2024, a CBVela prevê que nas 10 classes olímpicas haverá representantes em seis delas, todos com chances de disputa.

O presidente da CBVela também destacou a estrutura proporcionada pela entidade para a modalidade no país. Atualmente, existem dois centros de treinamento disponíveis para a preparação dos atletas, e um terceiro está prestes a ser inaugurado.

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas