Topo

Sobre as Águas

Tradicional regata paulista tem vitória de barco S40

Antonio Alonso

29/05/2023 07h24

Os Soto 40 ainda estão por aí.

Depois do boom de uma década atrás, os veleiros agora medem na ORC, sem uma classe só pra eles!

Muitos proprietários mudaram a estratégia e investiram em melhorias, o que seria impossível quando mediam em monotipos.

Um exemplo é o S40 4Z, que tem o naming rights da Phytoervas.

O barco de Marcelo Bellotti segue muito rápido e prova disso foi na vitória da regata Volta da Laje de Santos (SP).

Foram o fita-azul com quase duas horas de vantagem sobre o segundo colocado.

A segunda colocação ficou com o Asbar IV.

O veleiro largou às 11h55 e cruzou a linha de chegada nas imediações do Clube dos Pescadores às 17h56.

O barco contou com Wallace Attie, Fábio Bodra, Fábio Prada, Lineu Salles, Marcos Leite, Lucas Mesquita, Mauricio Bueno e Juan de la Fuente.

A tradicional Volta da Laje de Santos foi organizada pelo Iate Clube de Santos e contou com a participação das classes ORC, RGS e Mini 6.5.

"Foi uma regata bastante desafiadora pela distância, mas as condições com tempo bom e vento constante ajudaram! O vento ficou firme da largada até quase a chegada".

"Saímos em um contravento até a Laje de Santos. Voltamos com balão até próximo do final. Foi muito bacana disputar essa, que é considerada uma das mais tradicionais provas de oceano de São Paulo", disse Juan de La Fuente, integrante da equipe.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas