Topo

Sobre as Águas

Divulgada lista de eventos da vela olímpica brasileira na Europa

Antonio Alonso

17/05/2023 12h25

A Equipe Brasileira de Vela disputará eventos importantes na Europa das classes olímpicas nos meses de maio, junho e julho.

Os atletas Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Socorro Reis estão escalados para o Allianz Regatta, em Almere, na Holanda, de 31 de maio a 4 de junho.

O trio corre de Formula Kite, nova classe da modalidade incluída para Paris 2024.

Outro evento que pode ter presença de velejadores nacionais é a Semana de Kiel, na Alemanha.

De 7 a 16 de julho, será realizada na raia olímpica de Marselha, na França, o Evento Teste. A tradicional competição ocorre exatamente um ano antes dos Jogos.

"A vela brasileira está preparada e treinada para conseguir bons resultados nos eventos na Europa, que serão importantes para o Mundial de Haia, que está por vir, além dos Jogos Pan-Americanos e a Olimpíada do ano que vem!"

"O programa de fomento da vela olímpica ajuda nessa preparação e também nas viagens dos competidores".

"Mesclamos uma equipe jovem com velejadores experientes", disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

O grupo será formado por Mateus Isaac, na IQfoil, Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX,
Bruno Lobo, na Fórmula Kite, e a dupla Joao Bulhões e Marina Arndt, na Nacra 17.

A equipe terá como chefe de equipe os multimedalhista pan-americano Klaus Biekarck e o head Coach será Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas.

Os atletas participam dos eventos na França apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Foto: Sailing Energy

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas