Topo

Sobre as Águas

Veleiro de Belém do Pará disputará Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

10/05/2023 14h03

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que acontecerá de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), contará pela primeira vez com um veleiro do estado do Pará, o Petrus IV, de César Mello.

Com 40 pés modelo Bruce Farr, o veleiro já iniciou sua viagem de Belém (PA) até o litoral norte de São Paulo para a competição.

Para evitar o contra-vento, o Petrus precisou aumentar o percurso, o que tornará a viagem de quase 20 dias.

A equipe de dez tripulantes, composta por paraenses, pernambucanos, baianos e paulistas, competirá na classe RGS e terá como principal objetivo a diversão e o encontro de amigos, além da divulgação da vela na região Amazônica.

César Mello ressaltou a importância de participar da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, um dos principais campeonatos de vela do país. "O objetivo é estar no meio de todo mundo, trocando ideias, mostrando a cultura do Pará e nossa vela".

A Amazônia é uma região peculiar, com belas paisagens naturais fantásticas, esplêndida para velejar. A cada ano os barcos vem aumentando, uma região que eu recomendo para todo mundo", afirmou o velejador.

Além do Petrus IV, a competição contará com mais um barco do Pará, o BL3, comandado por Clauberto Andrade. A equipe do Petrus IV é composta por tripulantes de diversas regiões do país, mas todos unidos pela paixão pela vela.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas