Topo

Sobre as Águas

Baianos buscam criar secretaria náutica para impulsionar setor no estado

Antonio Alonso

08/05/2023 09h54

Liderados pela Barco Show, personalidades e empresários da Bahia defendem a criação de uma secretaria náutica na Bahia como forma de impulsionar o setor na região.

Segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia, o estado recebeu mais de 8,7 milhões de turistas em 2022, tendo um crescimento de 23% em relação a 2021, que cresceu 47%.

O turismo náutico é um dos segmentos com maior potencial de crescimento dos próximos anos.

"A Bahia tem um potencial náutico incrível, mas ainda não está sendo aproveitado em sua plenitude".

"A criação de uma secretaria náutica seria fundamental para coordenar e implementar políticas públicas mais objetivas para o setor, além de fomentar a produção e o turismo náutico, gerando emprego e renda para a região", afirma o CEO da Barco Show, Hugo Leonardo.

Diante desse cenário, a secretaria náutica seria responsável por promover ações de fomento e incentivo à produção e ao turismo náutico na Bahia, além de coordenar ações em conjunto com o setor privado para desenvolver novos produtos e serviços, promover a capacitação de mão de obra especializada e direcionar investimentos.

"A Bahia tem tudo para se tornar um poderoso polo náutico de destaque no Brasil e no mundo".

"É preciso ousadia para reunir todo apoio possível e existente a fim de tornar isso uma realidade, por isso defendo como medida inédita e primordial o estudo para a criação de uma secretaria náutica".

A Barco Show eventos, com edições realizados em Salvador (BA), Aracaju (SE) e data confirmada para região norte em Manaus (AM), é a mais importante plataforma de negócios e networking para o mercado náutico da região.

A feira reúne as principais empresas e marcas do setor e promove ações voltados pra o desenvolvimento da cultura náutica.

Foto: Fernando Fernandes

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas