Topo

Sobre as Águas

Arthur Back e Joana Freitas dominam Sul-Americano de Op pela segunda vez

Antonio Alonso

22/04/2023 12h16

O Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano de Optimist 2023 no masculino e feminino.

Arthur Back e Joana Freitas mais uma vez ganharam o troféu.

Repetiram o que fizeram no Rio de Janeiro no ano passado.

O evento de 2023 foi realizado em Paracas, no Peru.

Arthur foi bicampeão Sul-Americano, enquanto Joana ficou com a prata no geral e o bicampeonato feminino.

Além dos títulos, os brasileiros asseguraram posições importantes no Sul-Americano.

Foram seis velejadores no top 10, dez atletas entre os 20 melhores e 14 no top 30 geral. Com início na segunda-feira (17) e término nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes no Brasil.

A competição internacional foi finalizada com dez regatas disputadas, em uma raia de 143 atletas. Os brasileiros superaram ventos fracos, médios e com forte intensidade durante a semana.

Além das condições climáticas, Arthur e Joana venceram competidores da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

A equipe foi treinada por Filipe Novello, Alexandre Paradeda e Átila Pellin, com o chefe de equipe Caio Soares.Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

Foto: Matias Capizzano

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas