Topo

Sobre as Águas

Semana de Vela 2023 confirma novos barcos

Antonio Alonso

14/04/2023 14h09

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai ganhando forma, mesmo faltando ainda três meses para o início das regatas.

Muitas equipes do Brasil e até da Argentina já confirmaram suas vagas.

Pela lista, é possível notar a presença de Multicascos, alguns clássicos como o centenário Atrevida, e alguns de performance como o novo C30 de Jorge Berdasco.

A mudança de um veleiro mais lento, um Skipper 30, para uma máquina de regata do Carabelli 30, surgiu de maneira inusitada.

"Na largada da regata Toque-Toque do ano passado, nós trocamos bordo com o VIA Itália, um C30. Em uma das manobras, quase batemos neles, estávamos super pressionados, com o barco ancorado".

"Estamos muito animados para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e pelo barco novo. Estamos aprendendo a velejar com ele. Foi quase um caso de amor à primeira vista. É um barco planador, enquanto o anterior era deslocante. Isso muda muito na velejada. É um barco muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem", contou Jorge Berdasco.

O XX Women Sailing Team é outra equipe confirmada na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O time foi idealizado por mulheres com posições de destaque no mercado, com o intuito de fortalecer a presença feminina na vela oceânica.

O mais tradicional evento da modalidade na América do Sul será realizado entre os dias 23 e 30 de julho de 2023, no Yacht Club de Ilhabela.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas