Topo

Sobre as Águas

Regata Bracuhy leva mais de 120 barcos à raia de Angra dos Reis (RJ)

Antonio Alonso

28/03/2023 11h49

No último sábado (25), a quinta edição da Regata Bracuhy aconteceu em Angra dos Reis (RJ) com a presença de 121 veleiros e mais de 600 velejadores.

O percurso de 12 milhas na Baia da Ribeira teve três bóias de passagem e largou às 12h com vento de 10 nós.

O vento aumentou durante a prova e, no momento das chegadas, passava dos 12 nós.

O Fita-Azul foi o Kimax, um Carabelli 45 do comandante Eduardo Birkeland com o tempo de 3h59min36s, mas o vencedor do tempo corrigido na VPRS foi o Avohai, liderado pelo medalhista olímpico Lars Grael.

Na categoria Multicascos, destaque para o Teimosa 1 e na RGS Geral para o Serafim, enquanto na categoria Clássicos, a vitória ficou com o Kameha Meha.

Mais resultados

O Bracuhy é conhecido por possuir uma das maiores marinas do Brasil, em um amplo complexo de condomínios ao longo de um canal envolvido pela Mata Atlântica.

Além da competição de veleiros de oceano, o final de semana foi movimentado com eventos paralelos que envolveram toda a comunidade e comércio local.

A grande festa de premiação foi realizada mais uma vez nas ruínas do Engenho Bracuhy, que estava lindamente decorada e iluminada para a ocasião.

Outro destaque da regata foi a presença de muitas mulheres tripulantes a bordo dos veleiros, além de 12 crianças menores de 10 anos, sendo que os mais novos tinham apenas 1 ano e 10 meses de idade. A organização ainda homenageou a presença do comandante Janjão, que continua velejando com 86 anos de idade.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas