Topo

Sobre as Águas

Brasil leva quatro medalhas no Sul-Americano de IQFoil

Antonio Alonso

21/03/2023 18h08

A equipe da Vela Jovem do Brasil arrasou nas regatas do Sul-Americano de IQFoil, em Potrerillos, na cidade de Mendoza, Argentina. O time formado por Giovanna Prada, Bruna Martinelli, Sofia Rocha e Guilherme Plentz conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Giovanna Prada, de São Paulo, foi a grande destaque do evento, vencendo 13 das 16 regatas e ficando com a medalha de ouro. A prata ficou para a argentina Chiara Ferretti e o bronze para Bruna Martinelli.

Além do título no Sul-Americano, Giovanna Prada também já havia vencido o US Open e o Norte-Americano, completando assim três campeonatos preparatórios nas Américas antes de se preparar para o Mundial em Haia, na Holanda.

Outro destaque da equipe foi Sofia Rocha, integrante do Núcleo de Base da CBVela, que conquistou o primeiro lugar na categoria juvenil, vencendo quase todas as provas do IQFoil. No masculino, Guilherme Plentz, também do programa de vela jovem, conquistou a medalha de prata, mesmo desfalcado de Mateus Isaac, que passou por uma cirurgia recente.

A equipe foi apoiada pelo termo de fomento à vela olímpica em parceria com a CBVela, visando a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. A vela jovem brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da CBVela em parceria com o Ministério do Esporte, que ajuda no fomento da modalidade desde o ano passado.

O projeto visa treinar jovens atletas entre 13 e 17 anos para participarem de eventos nacionais e internacionais de Vela Jovem, com o objetivo de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas. Os treinos acontecem na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e no Clube Naval Charitas, em Niterói. Regenerate response

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas