Topo

Sobre as Águas

Volta ao Mundo Globe 40 confirma título de barco da Holanda

Antonio Alonso

17/03/2023 09h08

O barco Sec Hayai da Holanda sagrou-se campeão da Globe 40, a regata de volta ao mundo, ao cruzar a linha de chegada da última etapa em segundo lugar.

A última perna teve início na caribenha Granada e finalizou em Lorient, na França, sede da competição.

O norte-americano Ahmas era o único que poderia tirar o título dos holandeses, mas a estratégia do Sec Hayai de manter o foco nos adversários deu certo, garantindo a conquista da volta ao mundo dos Class40.

"A dupla conseguiu administrar bem as dificuldades de uma travessia, que começou em junho de 2022, e passou por vários cantos do planeta", afirmou Manfred Ramspacher, organizador da regata.

"O resultado é esta vitória verdadeiramente exemplar, que realmente faz justiça a esta primeira edição da GLOBE 40".

Os holandeses concluíram a regata final em 19 dias e 5 minutos, apenas quatro horas à frente dos campeões gerais.

Foram 29 pontos perdidos para o barco da Holanda contra 33 pontos perdidos para o dos EUA.

Os japoneses do Milai ficaram com o bronze.

A Globe 40 foi um evento organizado pela Sirius Events que possui uma longa experiência em eventos náuticos.

A empresa foi fundada em 2005 por Manfred Ramspacher, após oito anos como Presidente do Tour de France à la voile, o primeiro evento de vela tripulada na França nos anos 2000 com até 40 equipes e 1000 competidores por edição.

A Sirius Events organizou cerca de 45 eventos na França, Europa e internacionalmente por 16 anos.

Foto: Jean-Marie Liot

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas