Topo

Sobre as Águas

Paulista de Star terá mais de dez barcos no Yacht Club Paulista

Antonio Alonso

14/03/2023 17h13

O tradicional Campeonato Paulista de Star começa nesta sexta-feira (17) com expectativa de flotilha cheia, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). Este é um evento de vela que atrai entusiastas de todo o país e oferece uma competição acirrada e emocionante.

Com sede no Yacht Club Paulista (YCP), o evento será realizado até domingo (19), proporcionando aos competidores a oportunidade de testar suas habilidades e se prepararem para competições futuras.

A classe Star é uma das mais populares da vela no mundo, e a competição deste ano promete ser ainda mais intensa do que as anteriores. Com a previsão de oito regatas, os atletas já estão na montagem dos barcos, ajustando tudo para alcançar o melhor desempenho possível.

Este será o primeiro campeonato da classe Star no ano no estado, abrindo a temporada da classe em 2023.

A flotilha terá aproximadamente dez barcos e servirá como prévia para o Campeonato Brasileiro, que será realizado no mês de abril, no Clube de Campo de São Paulo.

"Estamos com a expectativa alta quanto ao evento! A Represa de Guarapiranga oferece sempre boas regatas e fortes disputas. É a primeira regata da temporada para os staristas, então todos estão ansiosos para buscar o título", explicou Arthur Lopes, presidente do IV Distrito classe Star e competidor.

Na edição de 2022, o troféu ficou com a dupla Juninho de Jesus e Pedro Trouche após muita disputa e vento forte nos dias de competição.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas