Topo

Sobre as Águas

Mais vagas confirmadas para o pan 2023 na vela

Antonio Alonso

12/03/2023 12h37

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela confirmou os representantes nacionais nas classes 49er e Nacra 17 para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

A dupla Marco Grael e Gabriel Simões carimbou o passaporte para o Chile na 49er, enquanto os atletas olímpicos Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estarão no Pan de Santiago no Nacra 17.

A competição foi realizada em Cabo Frio (RJ), com ventos de até 23 nós e mar agitado. Os resultados foram definidos na última prova depois de uma disputa acirrada.

Marco Grael e Gabriel Simões se classificaram com 29 pontos perdidos, à frente da dupla Dante Bianchi e Thomas Lowbeer, que terminou com 31 pontos perdidos.

Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal, assim como Tiago Quevedo e Breno Kneipp, somaram 38 pontos perdidos.

Já no Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino fecharam o evento com 18 pontos perdidos com descarte, quatro pontos à frente do segundo lugar após 14 regatas.

O elenco brasileiro para os Jogos de Santiago 2013 está em formação, com Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis garantindo presença no Fórmula Kite, Matheus Isaac e Giovanna Prada no IQFoil, e Martine Grael e Kahena Kunze defendendo o ouro de Lima 2019 na 49erFX.

O Pan-Americano de Santiago será realizado de 20 de outubro a 5 de novembro. No Pan-Americano de Lima 2019, o Brasil levou nove conquistas da vela, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, tornando-se o campeão geral da modalidade.

A vela jovem no Brasil é apoiada pelo Núcleo de Base do programa da CBVela em conjunto com o ministério do Esporte.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado, visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem para adolescentes entre 13 e 17 anos na Marina da Glória e no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), com o propósito de levar jovens atletas ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do Brasil nos âmbitos nacional e internacional e é filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil, com oito medalhas de ouro e 19 medalhas ao todo em Jogos Olímpicos.

Foto: Johnny Roriz | COB

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas