Topo

Sobre as Águas

Barcos passam pelo arquipélago dos Açores na Globe 40

Antonio Alonso

10/03/2023 09h35

No meio de uma tempestade, a tripulação anglo-americana do AMHAS assumiu a liderança ao passar pelas ilhas dos Açores, com uma vantagem de 51 milhas sobre seu concorrente mais próximo, a equipe holandesa do SEC HAYAI.

A oitava e última perna do GLOBE40 já percorreu quase 2590 milhas, faltando cerca de 1270 milhas para chegar ao destino final em Lorient, na Bretanha.

As equipes estão enfrentando condições difíceis, com ventos de 40 nós e mar agitado. O AMHAS está à frente das últimas previsões e poderá cruzar a linha de chegada final na terça-feira, 14 de março.

Após zarparem de Grenada, as equipes passaram pelas ilhas do Caribe antes de enfrentar uma zona de alta pressão, que as deixou presas por dias em ventos fracos ou zero.

Finalmente, elas conseguiram subir até a latitude dos Açores e agora enfrentam ventos fortes e ondas de até 7 metros. Depois de já terem percorrido mais de 30.000 milhas desde o início do evento em junho do ano passado, tudo se resume a encontrar um equilíbrio na corrida para a chegada.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas