Topo

Sobre as Águas

Regata de estreia da vela oceânica paulista agita Santos (SP)

Antonio Alonso

05/03/2023 16h49

Neste sábado (4), ocorreu a primeira regata da temporada 2023 da vela oceânica paulista e o barco Phytoervas 4Z saiu vitorioso.

A equipe venceu a Volta da Ilha das Cabras, realizada no Iate Clube de Santos (ICS), no tempo corrigido da classe ORC e também foi a primeira a cruzar a linha de chegada, recebendo a Fita-Azul.

Os velejadores do Phytoervas lideraram a regata de 15 milhas náuticas de ponta a ponta, completando o percurso em 2 horas, 53 minutos e 13 segundos. O segundo lugar ficou com o Asbar 4 e o terceiro com o Inaê Soto Transbrasa.

A tripulação do Phytoervas teve que se apressar para chegar a tempo de participar da regata em Santos (SP), fazendo os últimos ajustes no Soto 40 no ICS e chegando ao local de prova apenas 10 minutos antes do tiro de largada.

Mas a correria valeu a pena, e o veleiro Phytoervas 4Z saiu vencedor da Volta da Ilha das Cabras, repetindo o mesmo resultado do ano anterior.

"Ficamos com o barco pronto quase na hora. Tudo muito natural para um veleiro que passou por reformas para a temporada. No começo da regata tivemos uma largada melhor, com boa escolha de estratégia".

"Continuamos fazendo boas escolhas tanto de velas quanto também de posicionamento apesar de ser uma regata difícil com bastante buraco de vento", disse Marcelo Bellotti.

Bayard Neto, do Inaê Soto Transbrasa, terceiro colocado na regata, também aprovou o desempenho no início de temporada. O veleiro do Píer 27 é um Soto 40.

"Foi uma regata difícil com muita variação de vento, chegando a 11 e caindo pra 3 nós. Foi positivo, pois o veleiro teve bom desempenho no popa".

A equipe terá mais um grande desafio no começo da temporada. O elenco irá velejar na Copa Mitsubish na semana que vem em Ilhabela (SP).

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas