Topo

Sobre as Águas

Volta ao Mundo Globe40 está em sua última etapa

Antonio Alonso

25/02/2023 16h53

A etapa final da regata Globe 40, que consiste em volta ao mundo em duplas, começou na sexta-feira (24) a partir da Port Louis Marina, em Granada, no Caribe, com destino a Lorient, na França. A competição de vela oceânica está em aberto com dois veleiros Class40 com chances reais de conquistar o título. A perna final da regata cobrirá uma distância de 3.600 milhas náuticas e o grande campeão será coroado após oito meses de competição. A Globe 40 foi realizada pela primeira vez nesta temporada e teve diversas paradas, incluindo a brasileira Recife (PE).

De acordo com Manfred Ramspacher, organizador da volta ao mundo, "a regata tem uma tensão entre os dois líderes, o SEC HAYAI e AMHAS". "O último ato acontece oito meses após a largada e após sete etapas, apenas duas posições de diferença na chegada podem inverter os papéis", acrescentou. O resultado da competição será conhecido em Lorient, após três semanas de navegação pelas 3.600 milhas náuticas, que apresentará fases complexas como a passagem pelos Doldrums e sistemas de baixa pressão na aproximação à Europa.

Apesar de possuir uma vantagem de apenas 4 pontos sobre o AMHAS, a tripulação holandesa na SEC HAYAI (Frans Budel / Ysbrand Endt) ainda não pode comemorar a vitória, pois em caso de empate, as regras da federação entrarão em jogo e o time com mais vitórias conquistará o troféu (AMHAS tem 2, SEC HAYAI tem 1). O japonês Masa Suzuki no MILAI Around The World acumulou pontos suficientes (44 no início da etapa 8) para garantir um lugar no pódio graças às suas três vitórias nas etapas anteriores.

A Globe 40 é uma regata de volta ao mundo que cobre um total de 30 mil milhas náuticas em nove meses, com 140 dias no mar.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas