Topo

Sobre as Águas

Três barcos completam a Globe 40 em Recife (PE)

Antonio Alonso

30/01/2023 00h36

O barco AHMAS venceu a sexta etapa da GLOBE40 em Recife (PE) na noite deste sábado (28). O veleiro completou o percurso do Ushuaia, na Argentina, até a capital pernambucana em 20 dias e 10 horas de regata. A dupla Craig Horshield e James Oxenham percorreu 3.803 milhas percorridas (7.417 km) no Atlântico Sul.

Em segundo lugar, já no domingo (29), chegou o GryphonSolo2, seguido pelo Sec Haya. Os veleiros foram recebidos pelo som do frevo.

"Desde a largada no Ushuaia em 8 de janeiro, as equipes se depararam com uma situação particularmente inusitada na Patagônia, ou seja, vários dias de calmaria, enquanto na véspera da largada quase 50 nós sopravam na área", explicou Manfred Ramspacher, diretor da regata.

O japonês Milai teve problemas e ficou pelo caminho! Para as restantes tripulações, iniciou-se uma segunda fase numa zona meteorológica particularmente instável com sucessão de zonas de calmaria, depressões, rajadas, frotas pesqueiras com até 100 unidades num raio de 30 milhas constituindo um obstáculo enorme.

"Finalmente a 500 milhas de Recife que eles atingiram o tão esperado vento alísio do sudeste da África do Sul, que impulsionou as equipes em um curso constante em direção ao gol", concluiu Ramspacher.

A Globe 40 inaugurou os píeres da Recife Marine, novo complexo náutico com 250 vagas para atração de embarcações.

O evento da francesa Sirius tem apoio da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e da parceira QAIR.

A regata de volta ao mundo Globe 40 A reúne barcos da Classe 40 em duplas. Ao todo serão 30 mil milhas náuticas, com duração de nove meses e 140 dias. A partida foi realizada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos.

Foto: Jean-Marie Liot/Globe40

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas