Topo

Sobre as Águas

Mais de 150 jovens disputam Copa da Juventude no YCSA

Antonio Alonso

29/01/2023 17h39

A cerimônia de abertura da Copa da Juventude 2023 foi realizada neste domingo (29), no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP).

O principal evento de vela jovem do país reunirá mais de 150 atletas de até 18 anos em regatas até o próximo sábado (4).

Representantes da Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da tradicional competição.

As provas têm início na terça-feira (31) a partir de 13h para as classes ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite. A Copa da Juventude terá, além das regatas na Represa do Guarapiranga, palestras, clínicas e consultorias com treinadores, profissionais do esporte e medalhistas olímpicos, como Alex Welter, primeiro a ganhar uma medalha de ouro na modalidade pelo Brasil em Moscou 1980.

O evento abriu com o tradicional desfile das delegações dos estados e teve o hasteamento de todas as bandeiras das federações. O comodoro do Yacht Club Santo Amaro, Ronaldo Reimer, do presidente da CBVela – Confederação Brasileira de Vela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, e representantes da entidade e dos clubes de vela do país.

"É o evento mais importante para a vela jovem brasileira, que reúne várias classes. Chegamos em 150 atletas de nove estados, um recorde! Sinal que a vela está crescendo no Brasil".

"O YCSA tem o DNA da vela competitiva, faz parte da nossa missão. Nossos atletas sempre participam desse evento e quando possível, o clube sedia a competição. A última foi em 2015 e agora estamos novamente", disse Ronaldo Reimer, comodoro do YCSA.

A CBVela e o YCSA são parceiros na organização da Copa da Juventude. O evento poderá indicar parte dos representantes para defender o país no Mundial da Juventude 2023, que será realizado em Búzios (RJ). As provas internacionais serão de 8 a 16 de dezembro

"O YCSA é um dos maiores formadores de atletas do Brasil e nos recebe tão bem novamente. A vela jovem é uma realidade e a CBVela apoia eventos e a formação deles. Esse é o nosso futuro, o futuro do nosso esporte", contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. "Nossa ideia é fazer uma grande competição em local de água abrigada, como na Represa do Guarapiranga. O YCSA é um clube ideal para formar novos velejadores".

O Brasil soma ao todo 16 medalhas na história do Mundial da Juventude. A primeira medalha foi obtida por Robert Scheidt na classe Laser em Largs, na Escócia, em 1991. O bicampeão olímpico é representante do YCSA desde o início de sua carreira.

Foto: Caio Souza | On Board Sports

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas