Topo

Sobre as Águas

Brasileiro de Snipe leva mais de 70 barcos ao ICSC

Antonio Alonso

26/01/2023 13h56

A raia de Jurerê, em Florianópolis (SC), recebe as regatas da 73º edição do Campeonato Brasileiro de Snipe. São mais de 80 duplas na raia catarinense, mostrando a força da categoria no país.

Com um vento fraco e sentido ao Nordeste, os atletas da classe Snipe conseguiram realizar quatro largadas na quarta-feira (25). No primeiro dia, Juliana Duque e Rafael Martins (YCB) chegaram na primeira colocação, seguidos de Matheus Dellagnelo e Alexandre Niederauer e Felipe Rondina e Andrey Godoy. Já na quinta-feira (26), a liderança começou com Anderson Candemil e José Irineu.

Juliana Duque e Rafael Martins são os atuais campeões do Brasileiro de Snipe, com título no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES), na temporada 2022.

"Ontem começamos bem o campeonato, com um vento fraco. Essas condições de vento é muito comum velejar mal, mas conseguimos salvar nosso resultado. Última vez que velejamos na raia foi antes do Pan-Americanos, em 2018", explicou a baiana Juliana Duque.

A classe também irá premiar a melhor dupla jovem. No momento, os primeiros colocados são o timoneiro Bernardo Peixoto e a proeira Bruna Patricio.

"O vento estava muito bom para nossa dupla. Somos leves, então isso favorece bastante no vento de Jurerê. No geral, terminamos na terceira colocação. Valeu a pena treinar porque o vento foi um pouco parecido, mas com menos força', disse Bruna Patricio.

Com regatas previstas até sábado (28), os competidores e fãs podem acompanhar súmulas e avisos de regatas no site oficial do Snipe Brasil: https://icsc.regatas.ar/cbsnipe2023/index.php/pt/onb-results/list/57

Foto: Edgar Ramos

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas