Topo

Sobre as Águas

Guatemala abre na frente nas eliminatórias da SSL Gold Cup

Antonio Alonso

30/06/2022 12h47

A SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da Vela, terá mais uma rodada das eliminatórias para o Bahrein 2022. A partir desta quinta-feira (30), as equipes da América Latina se enfrentam ao lado de Omã para definir as últimas duas vagas do continente nas finais, que serão realizadas em novembro no Oriente Médio.

Entraram em ação no Lago Neuchâtel, na Suíça, as seleções de Cuba, Guatemala, México e Omã. Apenas as duas primeiras na pontuação avançam e se juntarão aos vizinhos Brasil, Argentina, Chile, Peru, EUA e Canadá nas regatas finais do Bahrein.

A equipe da Guatemala comandada por Juan Ignacio Maegli venceu as duas regatas do dia e lidera com folga. Em segundo estão empatados Omã e Cuba. "Nossa força foi que todos estavam trabalhando muito bem juntos, as manobras foram muito bem executadas. Tivemos uma boa compreensão do que o vento – ou da falta de vento – estava fazendo e de onde vinha a pressão no lago. Então, estamos muito felizes com nosso desempenho hoje", disse Juan Ignacio Maegli.

A SSL Gold Cup 2022 começou no dia 19 de maio com as eliminatórias no mesmo Lago Neuchatel. Todas as nações classificadas do Top 25 ao 56 no Ranking da SSL Nations (com base nos números de janeiro de 2022) se enfrentarão em oito grupos de quatro equipes cada. Serão cinco etapas, ou rodadas, até 17 de julho. A Série Final de 28 de outubro a 20 de novembro de 2022, no Bahrein.

Depois das eliminatórias entre os países latino-americanos, a última qualificatória será de 11 a 17 de julho e terá dois grupos. China, Índia, Malásia e África do Sul estão em uma chave e Coréia do Sul, Singapura, Tailândia e Ucrânia na outra.

Para os cubanos 'Piratas do Caribe' e os guatemaltecos 'Jaguares', esta será sua primeira regata na Suíça. Las Catrinas, do México, já navegaram por essas costas uma vez antes, terminando em último lugar em seu grupo no evento-teste inaugural, em setembro de 2021. Os Leões do Mar de Omã terminaram em terceiro nas regatas do treino do ano passado.

Assim como o futebol em 1930 e o rugby em 1987, a SSL Gold Cup foi projetada para coroar a melhor nação de vela! Os 56 melhores países do mundo, selecionados em seu ranking SSL Nation, lutarão para conquistar o cobiçado e único troféu da Copa do Mundo de Vela.

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas