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Barcos da Globe40 já disputam a regata de Volta ao Mundo

Antonio Alonso

27/06/2022 12h11

A Volta ao Mundo Globe 40 teve início neste domingo (26) com a participação de sete barcos da Class40. As duplas partiram de Tanger (Marrocos) com destino à primeira escala que é São Vicente (Cabo Verde) para 1722 milhas náuticas pelo Mediterrâneo e Atlântico.

A regata oceânica conta com oito etapas pelos mares do mundo totalizando mais de 30 mil milhas náuticas velejadas ou 55 mil quilômetros. Serão nove meses de prova, com chegada prevista de 13 a 20 de março de 2023 na cidade de Lorient, na França.

Equipes do Canadá, EUA (dois barcos), França, Holanda, Japão e Marrocos largaram da Mariana Real de Tânger na tarde deste domingo com ventos de 15 nós e temperatura na casa dos 27 graus.

A organização calculou uma média de 10 nós de vento por perna, mas os navegadores devem encarar situações adversas pelos mares do sul, incluindo a famosa passagem pelo Cabo Horn. A Globe40 tem o mesmo formato da antiga Volvo Ocean Race com travessias pelo mundo e escalas nos continentes.

"Para nossa marina, a regata Globe40 coincide primeiramente com o 4º aniversário de seu comissionamento. Não poderíamos comemorar melhor este aniversário com um evento tão importante. Esta é a primeira vez que uma vela de volta ao mundo parte de uma cidade africana e árabe".

"Esses barcos são fascinantes. Portanto, para nós, este é um evento importante e realmente esperamos que eventos semelhantes aconteçam novamente no futuro", explicou Mohamed Ouanaya, presidente do Porto de Tânger.

E por falar em Marrocos, a dupla local do barco IBN Battouta Tribute 2022 com Simon Boussikoul e Omar Bensenddik usou bem o conhecimento da raia para abrir vantagem pelo Estreito de Gibraltar. Os franceses do Globe in Solitaire tiveram problemas no barco e voltaram à marina de Tanger para reparos.

Apesar de não contar com nenhum velejador, o Brasil estará representado na Globe 40 com a parada de Recife (PE) no início de janeiro de 2023. O primeiro veleiro vindo de Ushuaia (Argentina) deve cruzar a linha de chegada no Cabanga Iate Clube depois de 21 de janeiro. O percurso terá ao todo 3289 milhas náuticas de distância na subida do Atlântico. A organização projeta uma Vila da Regata na capital pernambucana para visita das embarcações.

"É um novo projeto de regata, com desafios diferentes para os navegadores da Class40. O evento é mundial com uma categoria de barco presente em vários continentes, não apenas frequentada por franceses".

"Serão oito meses de prova com várias situações a serem enfrentadas pelos velejadores. Também será interessante saber como eles irão lidar com a convivência a bordo, pois são apenas duas pessoas em um pequeno espaço", disse Christophe Gaumont, diretor de regata.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

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