PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Quantum Racing vence Mundial de TP52 em Cascais

Antonio Alonso

26/06/2022 08h22

A equipe da Quantum Racing foi coroada campeã mundial Rolex TP52 em Cascais, Portugal, neste sábado (25).

O time norte-americano foi premiado pela consistência durante a semana. O evento nas águas portuguesas teve ao todo 10 regatas e o Quantum venceu apenas uma.

Os campeões somaram 33 pontos, contra 40 dos alemães do Platoon e 41 dos britânicos do Alegre. Ao todo nove TP52 participaram do campeonato.

Após quatro dias de regatas técnicas e táticas exigentes em Cascais, os ventos alísios (trade winds) entraram para valer na final. Em alguns pontos passou de 22 nós.

A Quantum Racing começou o dia com três pontos de vantagem sobre os rivais mais próximos, o Platoon de Harm Müller-Spreer.

"Todo o evento foi pegado.Parabéns ao Alegre e Platoon pela campanha. Ganhamos nosso último campeonato mundial aqui em Cascais, então está ficando muito especial para nós", disse Terry Hutchinson, da Quantum.

A Quantum Racing mantém um padrão de "anos pares", conquistando o título do Rolex TP52 World Championship em 2014, 2016, 2018 e agora em 2022.

O evento de 2020 planejado para a África do Sul teve que ser cancelado.

Outros vencedores foram Platoon em 2017 e 2019, Azzurra em 2015 em Cascais, Ràn venceu em 2013 em Miami e em 2021 foi o Sled.

Os proprietários de equipes da TP52 são, na maioria das vezes, líderes de empresas de diversas origens, incluindo engenharia, tecnologia, finanças e vendas.

A classe TP52 começou nos EUA por volta de 2000 na Transpac Race de Los Angeles ao Havaí – daí o nome TP52.

O mundial teve equipes representando sete nações diferentes: Itália, EUA, Grã-Bretanha, Tailândia, Turquia, África do Sul e Alemanha.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas