PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Globe40 promove desfile de barcos antes da largada da volta ao mundo

Antonio Alonso

25/06/2022 06h38

Os sete barcos que disputam a partir do próximo domingo (26) a Globe40 estão em reta final de preparação em Tanger, no Marrocos.

As duplas fizeram, nesta sexta-feira (24), um desfile nas águas do Atlântico para apresentar seus veleiros antes da partida para a volta ao mundo em duplas.

O objetivo foi testar as velas e fazer os últimos ajustes para a aventura de 30 mil milhas náuticas com mais de 150 dias de regata. O percurso teve sete milhas náuticas entre bóias.

Barcos dos EUA, Holanda, Marrocos, Japão, França e Canadá estarão na regata. A Globe40 faz sua primeira edição e a regra prevê apenas dois velejadores por veleiro.

As embarcações usadas são os Class40, monotipos de oceano com grande aceitação na Europa, principalmente na França.

"Importante para nós fazer esse desfile para celebrar a grande largada do domingo. Os velejadores já estão sentindo o espírito da regata, que marca história ao trazer uma partida oficial para a África pela primeira vez", disse Manfred Ramspacher, organizador do evento.

"Será uma regata de alto nível e com paradas especiais em todo mundo. Estamos ansiosos para o início dessa prova de nove meses. A Globe 40 é uma regata de Volta ao Mundo acessível tanto a amadores  quanto a capitães profissionais".

Manfred Ramspacher foi o organizador da Transat Jacques Vabre em 2013 e 2015 quando a regata parou em Santa Catarina saindo de Le Havre.

A Globe40 sairá de Tanger, no Marrocos,  passando por Cabo Verde, Ilhas Maurício, Taiti, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Granadas e finalizando na França, mais precisamente em Lorient.

A largada da regata será no domingo (26) às 15h horário local em Marrocos, 11h no horário de Brasília.

A chegada ao Brasil da Globe 40 será em janeiro de 2023 na cidade pernambucana de Recife, mais precisamente no Cabanga Iate Clube.

Mapa do percurso — https://www.globe40.com/en/map-tracker/

Por Flávio Perez

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas