PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Marroquinos se preparam para largada da Globe40

Antonio Alonso

21/06/2022 19h37

A Vila da Regata de Tânger, no Marrocos, recebe desde a semana passada os fãs da Globe40, prova de volta ao mundo em duplas a bordo dos Class40.

O local no Estreito de Gibraltar sediará a largada da aventura pelos mares do mundo no próximo domingo (26).

O local escolhido para as atrações oficiais da Globe40 na cidade marroquina é a Tanja Marina Bay.

O espaço foi decorado com as cores do Globe40 em homenagem ao evento e, a partir das 18 horas todas as noites, uma enorme multidão se junta às festividades pré-regata e assiste aos shows diários.

Os capitães estão entre eles, ocupados ajustando seus barcos e fazendo os preparativos finais sob o olhar curioso e travesso dos alunos de escolas de Tânger que visitam a vila.

Na semana passada, ocorreu uma regata prólogo vencida pelos japoneses do Milai Around The World. A prova partiu da francesa Lorient e serviu como teste.

O prólogo envolveu algumas condições variadas, proporcionando às tripulações o aquecimento perfeito, conforme escreveu Christophe Gaumont, Diretor de Regata da GLOBE40.

"Este prólogo serviu como uma forma útil de finalizar a preparação dos barcos e validar todos os elementos técnicos. Os competidores encontraram vento forte, superior a 30 nós na passagem ao redor do Cabo Finisterra, o que foi um ótimo treinamento para manobrar o barco em mau tempo. Além disso, as tripulações realmente gostaram da viagem, a maioria das quais foi disputada em condições de vento".

A Globe40 é um evento organizado pela Sirius Events que tem uma longa experiência em eventos náuticos.

A empresa foi fundada em 2005 por Manfred Ramspacher, após 8 anos como presidente do Tour de France à la voile, o primeiro evento de vela tripulada na França nos anos 2000 com até 40 equipes e 1000 competidores por edição.

A Sirius Events organizou cerca de 45 eventos na França, Europa e internacionalmente por 16 anos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas