PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Sudeste Brasileiro de ILCA reuniu nova geração da vela no YCSA

Antonio Alonso

20/06/2022 12h15

O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) sediou no último feriado o Sudeste Brasileiro de ILCA, antiga classe Laser, para as versões 4.7, ILCA 6 e ILCA 7.

Mais de 50 competidores de cinco estados da federação disputaram as oito regatas do programa na Represa do Guarapiranga.

Na 4.7, o vencedor foi Stefano Francavilla (YCSA), seguido por Giovanna Guariglia (YCSA) e Júlia Sampaio (ICB).

Na versão ILCA 6, o pódio teve Gabriela Kidd (ICRJ), Gustavo Kiessling (YCSA) e Isadora Dal Ri (ICRJ).

Na ILCA 7, o campeão foi Gustavo Nascimento (ICRJ), seguido por Eduardo Guimarães (CIR) e José Paulo Dias (ICRJ).

A nova geração correu no YCSA, tradicional clube de vela, que teve em seus quadros nomes como Robert Scheidt, Felipe Etchenique e Marcelo Fuchs, grandes nomes da classe Laser.

"Foram quatro dias de campeonato, com exceção ao primeiro dia sem regatas, mas depois compensou. É bom ver a classe com muita gente nova correndo. Foi um sucesso, com equipe técnica de parabéns", disse Marcos Biekarck, diretor do YCSA. "Temos um relacionamento de muito tempo com a laser e é muito bom sediar um campeonato da categoria".

Além do Sudeste Brasileiro de ILCA, o YCSA sediará em janeiro de 2023 a Copa da Juventude, tradicional competição da vela de base. Por isso, os jovens aproveitaram para se adaptar à raia da Guarapiranga.

"Esse campeonato vai teve muita gente que vai competir a Copa da Juventude do ano que vem, trouxe muita experiência para esses velejadores, foi de altíssimo nível e bem disputado, muito legal", explicou Frederico Francavilla, coordenador da classe ILCA no estado de São Paulo.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas