PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Final do VII Distrito de Star terá duelo de Lars Grael e Marcelo Fuchs

Antonio Alonso

28/05/2022 18h55

A decisão do VII Distrito da classe Star ficou para o domingo  (29), no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP). Dois barcos têm chances matemáticas de conquistar a tradicional competição da vela brasileira nas provas finais, que começam a partir das 10h55. Lars Grael e Guilherme de Almeida seguem na liderança com 7 pontos perdidos, dois de vantagem para  Marcelo Fuchs e Arthur Lopes. A entrada do descarte do pior resultado pode mudar a tabela de classificação para as duplas. 

Neste sábado (28), foram realizadas duas regatas e Marcelo Fuchs e Arthur Lopes entraram na briga pelo lugar mais alto do pódio com um segundo lugar e uma vitória. Foi o melhor desempenho do segundo dia de campeonato entre as 12 equipes inscritas. 

Para ser campeão do VII Distrito de Star, Marcelo Fuchs e Arthur Lopes precisam repetir o mesmo desempenho neste domingo, com previsão de ventos de média intensidade na Represa do Guarapiranga. Mas do outro lado está o campeão mundial e medalhista olímpico Lars Grael ao lado do multicampeão de Star, Guilherme de Almeida.

"Hoje foi um dia muito bom para a gente, melhor dupla na água, fizemos algumas modificações no barco e deu certo, tanto para o contra-vento como para a popa. Tomamos as decisões corretas na regata, pena que na primeira não deu para ir um pouco melhor, cruzamos a linha ao lado do barco do Felipe. Amanhã vamos ajustar o barco novamente, deve ter bem mais vento e temos que velejar melhor que eles (Lars e Guilherme), simples assim, largar melhor, não ficar para trás, temos que ganhar as duas regatas", disse Arthur Lopes, proeiro.

Vencedores da primeira prova do dia, Felipe Etchenique e Ubiratan Matos pularam para o terceiro lugar na tabela. Felipe Etchenique fez sua estreia no Star neste evento no YCSA, montando uma equipe ao lado de Bira, atual campeão sul-americano.

"Nossa ideia era largar, para conseguir correr a regata, foi bom, consegui velejar. O objetivo de amanhã é tentar fazer de novo, se divertir, largar bem, não dá para ter muita expectativa, nunca tinha velejado de Star".

A previsão de vento para domingo (29) aponta rajadas no quadrante norte, assim como nos dois dias anteriores, só que com mais intensidade. A última edição do VII Distrito da classe Star foi disputada no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) em dezembro de 2021 com o título da dupla Henrique Haddad e Pedro Trouche, que venceu quatro das cinco regatas realizadas na Baía de Guanabara.

O VII Distrito da Classe Star é organizado pelo YCSA, CBVela – Confederação Brasileira de Vela, FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo e Secretaria do VII Distrito da Classe Star. O patrocínio máster da competição é da Terra Nova Trading, com apoios de Cervejaria Madalena, Witech, Winebrands, Caktus, On Board Sports e Regatta. 

Foto: Caio Souza | On Board Sports

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas