PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Experiência da primeira 'velejada' é promovida por santistas

Antonio Alonso

23/05/2022 22h40

O fim de semana foi especial para um grupo de 24 pessoas em Santos, litoral sul de São Paulo.

A equipe do Inaê Sailing Team fez um concurso cultural dias antes para escolher pessoas para navegar com o moderno Inaê Amstel Ultra, um Soto 40 de performance.

O mesmo veleiro usado nas regatas serviu de experiência para 'novos marinheiros'.

A primeira velejada da maioria teve toda segurança exigida para a modalidade.  A ação foi organizada pela agência On Board Sports em parceria com o time da Amstel Ultra e teve quatro horas de duração.

Uma lancha de apoio foi usada para desembarque e embarque dos participantes. Os ventos fracos e o tempo bom, com sol, foram ideais para a atividade na Baía de Santos.

A recepção com brunch reforçado ocorreu no Píer 27 e os escolhidos participaram do briefing técnico e de segurança antes de embarcar para a velejada em três grupos. Munidos de colete salva-vidas, os "novos velejadores" fizeram suas primeiras manobras orientados pelos integrantes do time Bayard Neto (comandante), Luan, Fabrício e Paulo Neto, todos velejadores profissionais do Inaê Soto Amstel Ultra.

"Todos tiveram a experiência de velejar em uma das máquinas de regata mais rápidas da modalidade, que é o Inaê Soto Amstel Ultra. Foi um dia perfeito, com muita troca de experiências e ensinamentos. A vela é uma modalidade que oferece esse tipo de iniciativa, que fica na memória de todos para a vida toda", disse Bayard Neto, comandante do barco.

Ações como a velejada com os consumidores de Amstel Ultra é muito utilizada na vela por equipes internacionais e faz parte do calendário de regatas de ponta como a The Ocean Race, Transat Jacques Vabre e Vendée Globe. Além de explicar o funcionamento de um barco em uma prova oceânica, os velejadores montam estratégias de team building – dinâmicas de grupo para melhorar o entrosamento nas empresas.

"Foi muito legal participar dessa ação e aprender um pouco mais sobre o funcionamento de um barco de regata. Outro fato interessante foi ver Santos de uma outra perspectiva, que foi do mar", contou Thaigo Costa, um dos escolhidos para a ação.

Desde janeiro de 2022, o barco de Bayard Neto tem o naming rights da cerveja para o segmento de baixa caloria do Grupo Heineken.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas