PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

VelaShow 2022 recebe medalhistas olímpicos e campeões mundiais em Niterói

Antonio Alonso

19/05/2022 13h26

O VelaShow 2022 será realizado essa semana, de 20 a 22 de maio, no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), tradicional local para a prática da modalidade no Brasil. O evento 100% dedicado à vela terá exposição com as maiores novidades do mercado, regatas e palestras. Entre os palestrantes, dois nomes vitoriosos da vela estão confirmados: Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim 2008, e Samuel Gonçalves, campeão mundial de Star em 2015 ao lado de Lars Grael.

Os dois atletas vão compartilhar com o público todo o conhecimento e as experiências vividas nos anos dedicados ao esporte. Uma grande oportunidade de aprendizado para os amantes da vela.

O proeiro Samuel Gonçalves, que hoje atua com a gestão do esporte na Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ministra a palestra 'O Mar e a vela para todos', de 9h às 10h15, no primeiro dia de VelaShow, na sexta (20).

"Existem vários bons motivos para ir ao VelaShow. É uma ótima oportunidade para levar a família, rever conhecidos e unir ainda mais a comunidade náutica. Esse entrosamento criado entre os participantes é o maior legado deixado pelo evento", diz Samuel.

"A vela e o mar são para todos, mas o acesso ao esporte náutico é muito difícil no Brasil. Agora o stand up e a canoa havaiana tem aproximado o público dos esportes náuticos. Eu acredito que a vela também pode contribuir muito para isso. Temos que nos juntar e unir forças para isso acontecer. Eventos como o VelaShow, projetos sociais e campeonatos da modalidade contribuem muito para esse movimento", analisou o velejador durante sua participação no VelaShow Podcast.

Também na sexta-feira (20), Isabel Swan apresenta a palestra "Rumo Certo", de 14 às 14h45. A medalhista olímpica vai compartilhar seus aprendizados como atleta e falar ainda do seu trabalho no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), onde hoje atua na Coordenadoria de Esportes Femininos para promover o aumento da participação das mulheres no esporte de alto rendimento.

"Hoje eu atuo com ações afirmativas para as mulheres no esporte, a fim de garantir um espaço equilibrado e com equidade. Elas precisam de um ambiente que as inclua para os melhores resultados serem conquistados. Hoje eu vejo esse movimento acontecendo muito forte na vela!", observou Isabel durante participação no VelaShow Podcast.

"A vela é um esporte onde você pode aprender muito, por ser uma modalidade de equipe, de liderança e estratégica. Na palestra eu falo muito sobre o que eu aprendi e minhas experiências vividas no mar. O esporte me ensinou a aceitar melhor os resultados, mesmo quando não era o esperado. Manter esse espírito competitivo faz você ganhar muito mais como atleta, seguir acreditando e trabalhando para alcançar seus objetivos", completa a velejadora.

Além das palestras previstas para o VelaShow, a feira também servirá como uma plataforma de comunicação e negócios exclusivamente voltada para a modalidade no Brasil.

A organização do evento já monta as instalações no clube, que receberá mais de 50 representantes de marcas relacionadas ao mundo náutico, como estaleiros, veleria, empresas de charter, embarcações expostas e outros. A Regata VelaShow também está confirmada na edição deste ano para promover interação dentro e fora d'água entre os velejadores.

"Estamos muito empolgados com a participação no Vela Show 2022. Somos uma marca criada para os velejadores brasileiros e ter um evento desse porte focando exclusivamente na vela é algo essencial para fortalecermos essa comunidade no Brasil. Além disso, como fizemos o lançamento da nossa marca recentemente, esse será nosso primeiro contato direto com o público. Não poderia haver evento melhor que o Vela Show para isso", contou Cássio Lutz do Canto, da V.elo.

O VelaShow tem como propósito proporcionar aos expositores e visitantes um encontro de tendências, inovações e tudo aquilo que o setor da vela náutica tem de melhor em produtos, serviços e treinamentos para velejadores apaixonados pelo mar.

A expertise nacional e internacional dos organizadores contribui efetivamente para o desenvolvimento dos seus negócios impactando os seus atuais e potenciais clientes através de uma campanha de marketing integrada e ampla, cobrindo além de todo o Brasil, diversos países da América Latina.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas