PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Regata-treino em Santos (SP) deve ser repetida por Soto 40s

Antonio Alonso

14/05/2022 22h56

As equipes Phytoervas 4Z, Inaê Soto Amstel Ultra e King fizeram regatas de treinamento neste fim de semana em Santos (SP) para ganhar ritmo de prova e testar equipamentos para os principais eventos da modalidade em 2022. Os três veleiros utilizam os Soto 40 e competem na ORC nas competições nacionais.

Simulando uma regata real, os três barcos tiveram os mesmos procedimentos de largada de uma prova de oceano, além do percurso para testar a velocidade das embarcações no contra-vento e no chamado vento de popa, que enche as velas balão e dão máxima velocidade aos barcos.

O treino de luxo levou a Santos (SP) praticamente todos os integrantes das equipes que correm com os os Soto 40, veleiro criado na década retrasada como classe de one design projetado pelo renomado argentino Javier Soto Acebal no estaleiro MBoats.

"Estamos muito contentes com o dia de hoje! Corremos quatro regatas no primeiro dia, foi um treino de luxo para todos. Pegamos uma média de 15 nós de vento. Nosso objetivo foi trocar posições e executar as manobras para chegar à excelência", explicou Marcelo Sansone, integrante do Phytoervas 4Z.

Bayrad Neto, do Inaê Soto Amstel Ultra, ficou contente com a união dos tripulantes, que elevaram o sarrafo da categoria dos Soto 40. "Fazer treinos deste nível é mais do que fundamental para as equipes. Os barcos mais velozes estão treinando cada vez mais forte para chegar à Semana de Vela em julho cada vez mais regulados e com o S40 na mão", contou Bayard Neto.

O Inaê Amstel Ultra ganhou o patrocínio da cervejaria holandesa e em março de 2022 adquiriu o S40 Crioulla, barco vitorioso da vela nacional e sul-americana. Já o Phytoervas 4Z está desde julho de 2021 com o apoio da empresa de cosméticos utilizando a máquina de regata.

Os três veleiros estão inscritos nas principais competições do ano. A segunda etapa da Copa Mitsubishi será realizada nos dias 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho, em Ilhabela (SP). Mais testes serão feitos neste domingo (15) em Santos (SP).

FICHA TÉCNICA S40 ORIGINAL

Comprimento total: 12,3m

Boca máxima: 3,75m

Calado: 2,6m

Área Vélica: 100m²

Deslocamento: 4,2ton

Projetista: Javier Soto Acebal

Material do Casco: Fibra de vidro e carbono

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas