Topo

Sobre as Águas

ANI de Itajaí (SC) lança expedição pelo Brasil

Antonio Alonso

12/04/2022 08h05

A Expedição ANI pelo Brasil partirá de Itajaí (SC) no dia 15 de abril e terá como destino final o arquipélago Fernando de Noronha (PE).

O veleiro Gosto D'Água, embarcação utilizada no projeto, passará por 15 cidades e 10 estados da costa brasileira, e só pretende voltar às águas itajaienses após seis meses.

A Expedição ANI pelo Brasil irá comemorar os 20 anos de trabalho da ONG itajaiense, que já ensinou mais de 16 mil alunos da rede pública a remar e velejar com o projeto "Navegando Pela Cidadania".

Em cada parada, os velejadores farão palestras abordando a história da ONG, a cultura náutica itajaiense, o desenvolvimento sustentável e a economia azul para o público local.

"Queremos que esse projeto leve o nome da ANI e de Itajaí para outros municípios brasileiros que também desenvolvem o mundo náutico. A associação tem 20 anos de história e é um exemplo de práticas educativas e sustentáveis não só para a cidade, mas para o país inteiro.", afirmou o ex-presidente da Associação Náutica e coordenador da Expedição ANI pelo Brasil, Claudio Copello.

Durante as travessias, a equipe irá participar de duas competições importantes do calendário da vela oceânica brasileira. A primeira, Regata Aratu-Maragojipe, e a segunda, Regata Refeno (Recife-Fernando de Noronha).

Além disso, o projeto prevê vagas para travessias divididas entre os 15 pontos de paradas. As pessoas interessadas poderão ter a experiência de navegação e imersão a bordo. Os custos e reservas são feitos através do telefone (47) 99146-2020, e toda a verba dos alunos da travessia será utilizada no custeio da expedição.

Lançamento
A Associação Náutica de Itajaí fará, na próxima terça-feira, dia 12, às 19h, o lançamento da Expedição ANI pelo Brasil – 20 anos. O evento terá uma breve apresentação do projeto e, ao final, um coquetel que será realizado sede da Associação Náutica de Itajaí, na Av. Beira Rio, nº 1000.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas