Topo

Sobre as Águas

Produção do AC40 em andamento

Antonio Alonso

27/01/2022 14h56

Pouco mais de 11 meses desde que o AC75 'Te Rehutai' da Emirates Team New Zealand cruzou a linha de chegada para conquistar a 36ª America's Cup, sua 'classe irmã mais nova' – o AC40 já está em produção.

Enquanto grande parte do mundo estava tendo uma pausa bem merecida durante a transição de 2021 para 2022, a máquina de regata ganhava vida na McConaghy Boats.

Engenheiros trabalharam 24 horas por dia, 7 dias por semana, esculpindo as ferramentas para o casco da nova classe.

A forma do AC40 é baseada no Te Rehutai – mas já é um passo geracional incorporando uma série de desenvolvimentos aprendidos após a conclusão do AC36 no ano passado.

No estilo usual da America's Cup, o cronograma de design e produção do AC40 foram altamente condensados.

Mas adeu certo devido a uma colaboração global liderada pela equipe do Emirates Team New Zealand com Dan Bernasconi e Richard Meacham, central para o gerenciamento do processo de produção com Mark Evans Group Managing Diretor da McConaghy Boats.

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas