PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Eventos da vela de base em Pernambuco seguem até o fim do mês

Antonio Alonso

11/01/2022 14h25

O mês de janeiro de 2022 tem sete competições importantes dentro do calendário da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Dentre elas estão as disputas de cinco Campeonatos Brasileiros: das classes Optimist, 29er, 420, ILCA Laser e Snipe.

Além disso, ocorrem no Cabanga Iate Clube, a Copa Brasil Estreante de Optimist, encerrada no último dia (09), e a Copa da Juventude, de 22 a 30 de janeiro.

Os eventos, que são realizados pela CBVela em parceria com os clubes sede e apoio do Bradesco, fazem parte da preparação do ciclo olímpico de atletas que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"As expectativas são muito boas, esperamos eventos de alto nível. A Copa Brasil Estreante de Optimist funcionou como um pré-brasileiro, um esquenta para tudo o que estar por vir e para treinar a equipe de oficiais de regata e a organização, para ver se tudo está funcionando corretamente", afirmou o Gerente de Eventos da CBVela, Walter Böddener.

O Campeonato Brasileiro de Optimist ocorre também no Cabanga Iate Clube. Teve início logo depois do final da Copa Brasil Estreante de Optimist, no dia 9, com final marcado para o dia 17 de janeiro. O 50º Campeonato Brasileiro de Optimist conta com quase 150 velejadores, de nove estados brasileiros. O clube pernambucano ainda receberá de 16 a 23 de janeiro os Brasileiros de 29er e 420.

Já o Campeonato Brasileiro de ILCA Laser será disputado no Iate Clube da Paraíba, entre os dias 16 e 22 de janeiro, enquanto o Brasileiro de Snipe será realizado no Iate Clube do Espírito Santo, entre os dias 23 e 29 do mês.

No site da Confederação Brasileira de Vela podem ser encontrados todos os resultados dos eventos em disputa, além do calendário completo de competições previstas para 2022.

Confira o calendário completo das competições de janeiro:

Copa Brasil Estreante de Optimist – 06/01 a 09/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de Optimist – 09/01 a 17/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de 29er – 16/01 a 23/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de 420 – 16/01 a 23/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de ILCA Laser – 16/01 a 22/01 – Iate Clube da Paraíba

Copa da Juventude – 22/01 a 30/01 – Cabanga Iate Clube

Campeonato Brasileiro de Snipe – 23/01 a 29/01 – Iate Clube do Espírito Santo

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas