Topo

Sobre as Águas

Festival de vela infantil no Cabanga de PE

Antonio Alonso

05/01/2022 18h23

Nesta quinta-feira (06) será dada a largada para o Festival de Vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na subsede em Maria Farinha (PE). A primeira das cinco competições, todas com disputa no mês de janeiro, é a Copa Brasil Estreante de Optimist, de 06 a 09 de janeiro.

Disputam a Copa Brasil Estreante os velejadores, entre 7 a 15 anos, que estão competindo o nacional pela primeira vez. Quarenta e sete atletas de nove estados brasileiros estão confirmados da competição, sendo três deles do Nordeste: Rio Grande do Sul (13 velejadores), Rio de Janeiro (10), Distrito Federal (7), Pernambuco (6), Bahia (5), Santa Catarina (4), São Paulo (1) e Paraíba (1).

Já a partir do domingo (09), inicia-se o 50º Campeonato Brasileiro de Optimist, que vai até o dia 17.

Até o momento, 132 velejadores, de dez estados, três da região Nordeste, estão confirmados: Rio de Janeiro (51 velejadores), São Paulo (21), Rio Grande do Sul (12), Bahia (12), Espírito Santo (9), Pernambuco (9), Santa Catarina (9), Distrito Federal (6), Paraíba (2) e Goiás (1).

O evento terá a presença do velejador Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão Mundial de Iatismo. Com 17 medalhas conquistadas em campeonatos mundiais, ele figura na 2ª posição entre os atletas brasileiros com mais medalhas. O seu filho, Erick Scheidt, disputará, pelo Iate Clube de Santa Catarina, o Brasileiro de Optimist.

"A competição é o batismo para os pequenos velejadores. Serve para eles terem uma noção do que é o Brasileiro da classe", detalhou Edival Júnior, coordenador de Vela do Cabanga. Estão programadas até oito regatas, sendo até duas por dia, a depender das condições de vento.

A última vez que Pernambuco recebeu o Brasileiro de Optimist foi em 2014. Dois anos mais tarde, em 2016, o Cabanga conquistou, pela primeira vez na história, o título geral do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Jurerê (SC).

Naquela oportunidade, Tiago Monteiro se tornou o único velejador do Estado a conquistar uma competição nacional de Optimist geral.

Em 2021, o Brasileiro de Optimist foi realizado no Rio de Janeiro. O velejador Lucas Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi o campeão.

Além da Copa Brasil Estreante de Optimist e do Brasileiro de Optimist, Maria Farinha sediará em janeiro o Campeonato Brasileiro de 29er (de 16 a 23), o Campeonato Brasileiro de 420 (16 a 23) e a Copa da Juventude (22 a 30). Durante todo este mês de janeiro, a expectativa é que mais de 300 velejadores passarão pelo Cabanga.

"Essas competições marcam um extenso calendário de vela tornando Maria Farinha como o centro da vela brasileira. Todos os grandes eventos nacionais estão sendo sediados aqui. Isso é de grande importância para o desenvolvimento do esporte no nosso estado", finalizou Edival Júnior.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas