PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Juliana Duque volta a brilhar no YCP

Antonio Alonso

02/11/2021 21h58

O tradicional Campeonato Paulista de Snipe movimentou o Yacht Club Paulista (YCP) entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

Na disputa geral, a principal do evento, a dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins (YCB) levou a melhor nas águas da Represa de Guarapiranga e conquistou o campeonato.

As duplas Bruno Bethlem e Flavio Castro (ICRJ), e Ricardo Barbosa e Carlos Ney Ribeiro (YCSA) terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Nos três dias da 68ª edição da competição, 72 barcos dividiram as raias em regatas emocionantes, com a presença de velejadores experientes e novatos dos mais variados estados e regiões do Brasil. Foram realizadas cinco provas com um descarte. O evento premiou as duplas mistas, junior, máster e grand master.

O título da atual campeã mundial de Snipe, Juliana Duque, foi desta vez ao lado do marido e proeiro Rafa Martins. Além do Snipe, onde são medalhistas pan-americanos, os dois fazem campanha olímpica de 470 para Paris 2024.

"O campeonato foi espetacular, não tinha como ser melhor! Velejadores de Ilhabela, Santos, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Niterói, Bahia… foi muito bom! Muita gente prestigiando. Foi maravilhoso ver a Represa de Guarapiranga cheia de barcos!", celebrou Paola Prada, organizadora do Campeonato Paulista de Snipe.

Outro ponto alto destacado por Paola Prada foi a presença de velejadores experientes no campeonato, elevando o nível técnico das regatas em disputa. "Na raia a gente tinha velejadores olímpicos, em ciclo olímpico para Paris 2024, pessoal de altíssimo nível! Também estiveram presentes campeões mundiais, campeões brasileiros, campeões brasileiros júnior, todo mundo velejando junto na mesma raia".

Entre esses 72 barcos inscritos, 36 tinham mulheres em disputa. No mês passado, o Yacht Club Paulista sediou o Mundial de Snipe Feminino, vencido por Juliana Duque e Mila Breckerath.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas