Topo

Sobre as Águas

Resultados do segundo dia da Copa Brasil em Ilhabela (SP)

Antonio Alonso

15/10/2021 08h50

Um dos destaques da Copa Brasil de Vela 2021, que é realizada na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é a presença da dupla finalista olímpica de Tóquio 2020 Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino Sá. Os representantes do País na classe NACRA ficaram em 10º lugar no Japão e escolheram o evento para marcar o reinício de uma campanha para Paris 2024.

A NACRA, assim como Windsurf Formula Foil, Formula Kite, iQFoil e Finn, começaram as disputas da Copa Brasil nesta quinta-feira (14), competição que reúne quase 200 atletas de todas as federações. As provas são organizadas e chanceladas pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

Sempre entre os melhores do mundo, Samuel e Gabi prestigiam a Copa Brasil para interagir com a nova geração e voltar ao ritmo de regata. Os dois venceram as três regatas do dia em Ilhabela (SP).

"Estávamos há bastante tempo enferrujados, não velejávamos desde as Olimpíadas então estamos retomando nosso ciclo olímpico no dia de hoje, bastante satisfeitos com a nossa performance e de poder estar competindo nesse lugar tão bonito que é Ilhabela", disse Samuel Albrecht.

"A gente está se divertindo aqui enfrentando os adversários nesse campeonato. É uma grande oportunidade para eles nos vencerem, mas hoje às coisas saíram bem, e vamos assim nos divertir e sem pensar muito no resultado, leve sem pressão e só para voltar a ativa mesmo".

Como tático do barco Crioula de Porto Alegre (RS), Samuel Albrecht foi campeão e recordista da Semana de Vela de Ilhabela, tradicional evento que ocorre sempre nos meses de julho no Yacht Club de Ilhabela. O gaúcho conhece a raia como poucos no País. A competição tem mais atletas de Tóquio 2020 como Ana Barbachan (470) e Marco Grael (49er), além de treinadores como Juan Sienra e Alexandre Paradeda.

A Copa Brasil conta também com as classes ILCA 7 (Masc.), ILCA 6 (Fem.), ILCA 6 (Masc.), 470 (Misto), 49er, Snipe (misto), Hobie Cat 16, Star, 420 (Aberto e Fem.), 29er (Masc e Fem), ILCA 4.7,  HC 16 com balão (Misto), Dingue, e Bic Techno 293+ (Masc e Fem).

As provas estão sendo transmitidas pela TVN Sports no Canal Olímpico do Brasil. Clique aqui e assista ao Canal Olímpico Brasil.

Acompanhe todos os resultados no site oficial da CBVela:https://bit.ly/ResultadoCopaBrasil  

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas