Topo

Sobre as Águas

Estreia brasileira confirmada na SSL Gold Cup

Antonio Alonso

28/09/2021 18h01

A seleção brasileira de vela estreia nesta quarta-feira (29) no evento-teste da SSL Gold Cup, evento comparado à Copa do Mundo de futebol. As regatas são disputadas no Lago Neuchâtel, na Suíça, e as primeiras provas no estilo barla-sota serão contra os barcos de Israel, Omã e Estônia. Os dois primeiros países de cada chave avançam ao mata-mata.

A equipe apelidada de Brazilian Storm conta com 10 atletas consagrados na modalidade liderados por Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do País. A bordo estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.

A cerimônia oficial de apresentação dos times para a segunda fase de evento-teste ocorreu na tarde desta terça-feira (28) os oito times inscritos. Na outra chave estão Argentina, Croácia, Hungria e Suíça. As regatas ocorrem até o domingo (3/10).

Cada barco cedido pela organização terá ao todo velejadores e um reserva. A escolha do time brasileiro foi feita com base no ranking da Star Sailors League e mais as indicações do comandante Robert Scheidt.

"A ideia da SSL Gold Cup é interessante, pois são barcos iguais sem vantagem competitiva para nenhuma equipe. O que conta é o trabalho dos velejadores a bordo", contou Robert Scheidt, dono de dois ouro olímpicos, duas pratas e um bronze.

Todos os velejadores têm seus respectivos números e ganharam da organização uniformes similares aos do futebol. A da equipe brasileira, é claro, é a amarelinha pentacampeã do mundo e bicampeã olímpica.

Os velejadores estão desde a semana passada treinando na Suíça com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas