Topo

Sobre as Águas

Os nossos craques da vela com a amarelinha

Antonio Alonso

24/09/2021 17h46

Hoje eles vestiram uniforme e já podem defender o Brasil com a tradicional amaerelinha.

A seleção brasileira de vela treina para o evento-teste da SSL Gold Cup, que será disputado de 27 de setembro a 3 de outubro, no Lago Neuchâtel, na Suíça.

A equipe conta com 10 atletas consagrados na modalidade liderados por Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do País.

A bordo estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. A tripulação conta também com Gabriel Borges, Henrique Haddad, André Fonseca, Joca Signorini, Alfredo Rovere, Henry Boening e Juninho de Jesus.

Os velejadores completaram nesta sexta-feira (24) o terceiro dia de treinos com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais.

O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas. O Brasil enfrentará os barcos da Argentina, Croácia, Estônia, Hungria, Israel, Omã e Suíça. Os treinos começam na quarta-feira (22).

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022, com 56 equipes. O formato é semelhante à Copa do Mundo de Futebol.

"É um conceito que está sendo criado há anos. A ideia é bem interessante, pois teremos barcos iguais competindo contra as melhores equipes do mundo. Não haverá vantagem competitiva de equipamento, todos serão iguais, testando a habilidade dos velejadores. Conseguimos juntar um time bem legal aqui", disse Robert Scheidt. "O evento é inédito e terá muito sucesso".

O barco SSL47 tem regulagens do original que não podem ser alteradas para garantir a isonomia entre as tripulações, como por exemplo os estais. O objetivo, como citou Robert Scheidt, é o trabalho em equipe.

 

Leia mais aqui 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas