Topo

Sobre as Águas

Não teve regata em Ilhabela nesta quinta

Antonio Alonso

29/07/2021 19h42

As regatas desta quinta-feira (29) da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foram canceladas em função dos fortes ventos em Ilhabela (SP), que passaram de 30 nós de rajada com Sudoeste.

O frio se manteve no litoral norte paulista com termômetros chegando a 12 graus de mínima. Para preservar a segurança dos 81 barcos que participam do maior evento de vela oceânica da América Latina, a comissão de regatas resolveu tomar a decisão.

A competição volta na sexta-feira (30) e o tiro de largada foi antecipado para 11h. Normalmente as regatas começam às 12h. Desde bem cedo no Yacht Club de Ilhabela, a comissão de regatas liderada por Cuca Sodré analisava as condições, que mudaram dois dias atrás com a chegada de uma forte frente fria à região.

Foram içadas as bandeiras Recon sobre Alfa, significando que as regatas do dia foram canceladas. Outro aviso foi a bandeira vermelha, que proíbe os barcos de saírem do clube ou das marinas. Os velejadores e os árbitros se comunicam por bandeiras para que todos os competidores saibam o que ocorre nas raias.

"A decisão da comissão de regatas foi muito boa! Além de preservar a segurança e a integridade dos velejadores e equipamentos. Ainda tem muito campeonato pela frente. Tem o nosso apoio", disse Jorge Berdasco, comandante do Bravo.

Até o momento foram disputadas até quatro regatas para a maioria das oitos classes inscritas na Semana Internacional de Vela de Ilhabela. "Está super difícil, o frio está pegando, com muitos ventos", reforçou Silvio do Nascimento, apoio náutico do YCI.

O dia off foi usado para os velejadores descansarem depois das regatas com muito vento e chuva na quarta-feira, 28. Também ganharam uma chance, mesmo que pequena, para secar as roupas de tempo usadas até agora.

Nesta sexta-feira (30), as temperaturas devem continuar baixas com ventos mais fracos de intensidade na direção sul.

As regatas devem ser realizadas no Canal de São Sebastião. A competição vai até sábado (31). Participam 81 veleiros das classes HPE25, C30, Clássicos, Bico de Proa, RGS, ORC, Mini Transat e Multicascos.

Leia mais em — https://onboardsports.net/semana-internacional-de-vela-de-ilhabela-tem-dia-sem-regatas/

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas