PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Regata com vento fraco em Ilhabela

Antonio Alonso

27/07/2021 20h48

O segundo dia de regatas oficias da 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi marcado por ventos fracos e muito calor no litoral norte paulista. A organização conseguiu fazer apenas uma regata para todas as classes nesta terça-feira (27) na Ponta das Canas, parte norte de Ilhabela (SP). Os ventos não passaram de 10 nós com algumas rajadas mais forte na direção Leste.

Os barcos foram para água desde o início da tarde e esperaram quase três horas para a montagem do percurso entre boias, que na vela é chamado de barla-sota. Devido as condições meteorológicas, a regata teve apenas quatro pernas. A maior foi a da ORC com quase 8 milhas de percurso.

O vento fraco no início favoreceu os veleiros menores, como Bravo, vencedor da única prova do dia e líder da classificação geral da classe ORC. A categoria conta com 18 veleiros e teve início no domingo (25) com a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, regata de percurso que abre o calendário do evento.

"Andamos muito bem e estamos felizes pelo resultado! Como a regata foi de vento fraco, conseguimos aproveitar bem. O Bravo é o menor barco da ORC e isso favorece. Largamos bem também", explicou Jorge Berdasco, comandante do Bravo, um Skipper 30.

O +Bravíssimo, equipe de Vitória (ES) ficou em segundo lugar no tempo corrigido, seguido pelo Phytoervas 4Z, em terceiro. A competição em Ilhabela (SP) contra com 81 barcos de oito classes. Além da ORC, o evento tem RGS, Bico de Proa, Clássicos, Mini Transat, Multicascos, C30 e HPE25. As regatas vão até o sábado (31).

O nome Bravo parece ter dado sorte aos homônimos inscritos na Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Na RGS A, o Bravo de Mathias Eli foi o melhor do dia. Na versão B, o BL3 Urca está na frente. Já nas divisões C e CT os ganhadores foram: Aloha e Brazuca.

Leia o relato completo — https://onboardsports.net/semana-internacional-de-vela-de-ilhabela-volta-com-regatas-entre-boias/

Foto: Caio Souza

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas