PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Jorge Zarif se despede do Brasil com título na Finn

Antonio Alonso

04/07/2021 20h15

O velejador Jorge Zarif foi o vencedor do Campeonato Sudeste Brasileiro e Troféu Homenagem aos Campeões da Classe Finn, sua última competição antes do embarque para a Olimpíada de Tóquio 2020.

Na raia do Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP), Jorginho Zarif ganhou quatro das cinco regatas disputadas entre sexta-feira (2) e domingo (4).

A medalha de prata ficou com Ricardo Santos e o bronze para Pedro Lodovici. O campeonato teve ao todo 17 competidores na Represa do Guarapiranga.

O atleta paulista embarca para o Japão no próximo domingo (11) para a disputa do principal evento da modalidade. Durante a semana, o campeão mundial de 2013 fará treinos na capital paulista ao lado do técnico Alexandre Paradeda.

Jorge Zarif agradeceu os velejadores que estiveram com ele em mais um ciclo olímpico, que pode ser o último da classe Finn na história dos Jogos Olímpicos, categoria que está desde 1952.

"Era para ser um campeonato normal, mas organizaram essa despedida bacana em forma de homenagem. Fico feliz de reunir todos. Não sei se volto a correr de Finn após a Olimpíada, então pode ter sido meu último evento na categoria no Brasil", disse Jorge Zarif nas dependências do Yacht Club Paulista.

"É muito bacana estar com os amigos que estão comigo desde que cheguei na Finn antes de embarcar, vamos ter uma rotina muito restrita em Tóquio".

A estreia na raia de Enoshima será no dia 27 de julho. A classe Finn terá ao todo 19 participantes na olimpíada e a medal race – regata da medalha – será em 3 de agosto. Jorge Zarif ficou em quarto na Rio 2016 e vai para sua terceira olimpíada, ou quarta, já que esteve como reserva em Pequim 2008 com apenas 15 anos.

"Chegando em Tóquio vamos fazer alguns ajustes finais no barco, mas nada muito grande. Vamos tentar manter a concentração e a calma. Vamos com tudo"

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas