PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Equipe Brasileira de Vela no estilo 'mangá'

Antonio Alonso

22/06/2021 20h38

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela fez uma ação nas redes sociais com os representante do País no Jogos de Tóquio 2020, que começam no fim de julho. Para celebrar a contagem regressiva de um mês para os Jogos no Japão, a entidade convidou a designer e artista Gabriela Siqueira para desenhar ao estilo mangá os 13 atletas que disputarão as regatas na raia de Enoshima.

A ideia do trabalho de desenhar a equipe foi destacar as características individuais de cada atleta, mesclando elementos do estilo de Gabriela Siqueira e nos traços das histórias em quadrinhos de origem japonesa. Mangá é a junção de dois vocábulos: "man" (involuntário) e "gá" (desenho, imagem), ou desenhos involuntários. As ilustrações podem ser vistas no Instagram @garisbelas.art ou na @CBVELA.

"Foi uma grande honra poder ilustrar a Equipe Brasileira do esporte olímpico mais vitorioso do país, em uma edição que vai acontecer no Japão, país que tem uma cultura que eu admiro bastante, principalmente no campo das artes e ilustração. São 13 atletas, cada um com suas características, mas que compõe uma equipe única", disse Gabriela Siqueira.

As regatas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 serão disputadas de 25 de julho a 4 de agosto de 2021 no Porto de Iates de Enoshima, em Enoshima, no Japão. A cerimônia de abertura será no dia 23 de julho. Os primeiros a cair na água serão os velejadores de Laser e RS:X.

Os atletas e treinadores começam a embarcar no dia 3 de julho para o Japão. Outros grupos viajam nos dia 7 e 11 de julho.

Equipe Brasileira de Vela 2020

470 Masculino: Henrique Haddad | Bruno Betlhem ICRJ / RJ

470 feminino: Fernanda Oliveira | Ana Barbachan | CDJ / RS

RS: X feminino: Patrícia Freitas | ICRJ / RJ

Finn: Jorge Zariff | ICRJ/ RJ

Nacra 17 Misto: Samuel Albrecht | Gabriela Nicolino | VDS – ICRJ / RS – RJ

Laser Standard: Robert Scheidt | YCSA / SP

49er FX: Martine Grael | Kahena Kunze | RYC – ICRJ / RJ

49er: Marco Grael | Gabriel Borges | RYC – ICRJ / RJ

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas