PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Vitória portuguesa em Gênova

Antonio Alonso

17/06/2021 13h49

A terceira e última etapa da The Ocean Race Europe terminou na madrugada desta quinta-feira (17) com as vitórias das equipes Mirpuri Foundation Racing Team, de Portugal, na classe VO65 e Offshore The Germany Team, da Alemanha, na IMOCA.

A disputa foi entre Alicante, na Espanha, e Gênova, na Itália, e teve 600 milhas náuticas.

Os ventos fracos na aproximação à cidade italiana tornaram a chegada um verdadeiro jogo de xadrez para os times.

Na VO65, uma estratégia bem arriscada colocou a equipe portuguesa à frente na chegada em Gênova.

O Mirpuri Foundation Racing Team cruzou a linha de chegada à 0h51 (horário local), depois de percorrer 600 milhas em três dias e meio de competição.

Seguindo as indicações dos relatórios meteorológicos, a equipe portuguesa decidiu virar em busca dos ventos no mar.

Foi um movimento que a princípio pareceu arriscado, pois os afastou do caminho direto para a linha de chegada.

A aposta acabou rendendo-lhes um lucro enorme e eles finalmente mudaram para Genova no melhor vento da noite e, em algumas horas, estavam na liderança.

"Que retorno!", exclamou Yoann Richomme, comandante do time, logo após sua chegada.

"Uma etapa maluca, maluca, como se estivéssemos navegando há duas semanas. Nós lutamos muito. Sabíamos que nem mesmo a linha de chegada terminaria porque a chegada em Genova é difícil".

"É mais um jogo de xadrez do que navegação normal. Mas sabíamos que havia um pequeno movimento a fazer no Golfo de Genova. Sabíamos que era o lado favorito, mas todos os outros continuaram navegando para a baía".

"Achamos que não íamos nos sair bem e, de repente, as coisas mudaram. Sabíamos que estávamos na posição certa, mas não esperávamos ultrapassar a Seleção da Polónia e vencê-la, pensávamos que iríamos lutar pelo segundo lugar".

A AkzoNobel Ocean Racing, de Chris Nicholso, que terminou em segundo, também se beneficiou da rota à direita. A Sailling Poland ficou em terceiro. A equipe polonesa tem o brasileiro Joca Signorini a bordo

A Mirpuri Foundation Racing Team consolida assim a sua liderança na classificação com 18 pontos, com a AkzoNobel Ocean Racing em segundo com 17 pontos.A In-Port Race, no sábado (19), vai definir o campeão da The Ocean Race Europe.

IMOCA.

Na IMOCA60, a Offshore Team Germany venceu a terceira etapa com um desempenho impressionante, refletido na vantagem à frente da segunda equipe na linha de chegada.

O veleiro, comandado por Robert Stanjek, completou o percurso às 9h36 (horário local).

O LinkedOut da França ficou com a segunda colocação, seguida pela norte-americana 11th Hour Racing.

Com o resultado, a equipe alemã lidera a classificação com 14 pontos.

Na segunda colocação está a LinkedOut com 13 pontos, seguida pela 11th Hour Racing Team com 12.

Agora resta apenas a última regata costeira no sábado, em que serão distribuídos três pontos para o vencedor, dois pontos para o segundo e um ponto para o terceiro, definindo a classificação geral das classes VO65 e IMOCA na primeira edição do The Ocean Race Europe.

Texto: Ismail Pereira & Flávio Perez

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas