Topo

Sobre as Águas

Zarif no Top 10 e festa para Scheidt

Antonio Alonso

14/04/2021 16h38

O velejador brasileiro Jorge Zarif já está na décima colocação do Europeu de Finn, disputado desde o início da semana em Vilamoura, em Portugal.

Em preparação para Tóquio 2021, o paulista ganhou cinco posições nesta quarta-feira (14) e soma agora 60 pontos perdidos em seis regatas disputadas. A entrada do descarte do pior resultado ajudou o atleta, que ficou em 13º e 23º nas regatas do dia. Na véspera, Jorge zarif havia ficado as duas entre os primeiros.

A competição marca o retorno do campeão mundial às regatas internacionais após quase dois anos. O objetivo de Jorge Zarif é manter o bom desempenho para chegar com chances de pódio na regata da medalha do Europeu de Finn. O Campeonato é realizado em Vilamoura, de 10 a 16 de abril.

"Um pouco insatisfeito com a velocidade nas regatas, mas até agora nota 6, contente em ver que não estou tão atrás dos favoritos a medalha em termos de preparação, mas ainda há espaço pra mais. É um campeonato com muito barco e muito parelho. Faltam mais quatro regatas", disse Jorge Zarif.

Na sequência, Jorge Zarif e seu treinador Alexandre Paradeda fazem mais treinos em Portugal para depois enfim participar do Mundial, que será na cidade do Porto, entre os dias 5 e 12 de maio.

E hoje é aniversário de Robert Scheidt!

Robert Scheidt completa 48 anos nesta quinta-feira (15) e a festa vai ser na água. O bicampeão olímpico embarca para Vilamoura, em Portugal, nesta quarta-feira (14), onde vai disputar a última competição oficial antes da Olimpíada de Tóquio.

O 2021 ILCA Vilamoura European Continental Qualification começa neste sábado (17), com a cerimônia de abertura, e vai até o dia 24, reunido os principais velejadores do continente, em busca das duas últimas vagas para competir no Japão, em julho.

Coincidência ou não, o velejador brasileiro parte para o campeonato no dia em que o calendário marca que faltam 100 dias para os Jogos em que se tornará recordista em participações, a sétima, e vai em busca da sexta medalha.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas