Topo

Sobre as Águas

Definidos os campeões de 2021 do Brasileiro de Optimist

Antonio Alonso

18/01/2021 10h40

O Campeonato Brasileiro de Optimist 2021 foi definido neste fim de semana no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), no bairro Urca, na capital fluminense, com mais de 150 crianças e adolescentes competindo.

O principal evento da vela de base do País atendeu todos os protocolos de segurança contra COVID-19. Os participantes de 6 a 15 anos foram divididos em flotilhas e mantiveram o distanciamento social.

O título desta temporada no masculino ficou com Lucas Freitas (ICRJ/CBC) que venceu oito das 12 regatas disputadas na competição. O velejador carioca se tornou bicampeão nacional de OP. O melhor desempenho no feminino na Série Ouro foi de Melissa Paradeda (EVI), que é filha do campeão mundial e pan-americano Xandy Paradeda.

O Brasileiro de Optimist teve também regatas por equipes, com título para os donos da casa do ICRJ, além da Copa Brasil de Estreantes. O presidente da CBVela, Marco Aurélio Sá Ribeiro, aprovou a realização do Brasileiro de Optimist 2021, que segundo ele teve um altíssimo nível técnico, muita disputa, número enorme de participantes e organização impecável da classe optimist Brasil do Iate Clube Rio de Janeiro.

"Organizamos um dos principais eventos a Vela Nacional, um evento que introduz o jovem modalidade náutica. O campeonato ajuda a formar os futuros velejadores campeões e os futuros também velejadores da vela de recreio".

Durante a competição, a Confederação Brasileira de Vela – CBVela, organizadora das regatas, ampliou o contato dos jovens velejadores com a modalidade, mostrando as classes pós-Optimist, além de debates sobre a inclusão feminina no esporte.

"Podemos realizar esse evento no meio de uma pandemia seria, que tratamos com seriedade. Com respeito, praticamos todos os protocolos de segurança da CBVela, com afastamento, uso de máscara, um cuidado nas instalações. Não tivemos o desfile de abertura para evitar a aglomeração. Então tivemos todos cuidados com o evento e sem nenhum incidente", completou Marco Aurélio Sá Ribeiro.

A edição 2022 do Brasileiro de Optimist será de 4 a 18 de janeiro, no Cabanga Maria Farinha, em Pernambuco.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas