Copa Brasil de Vela 2020
A Copa Brasil, principal evento da vela olímpica brasileira, está confirmada para ser realizada entre os dias 1º e 6 de dezembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
A competição na raia da Rio 2016 contará com as classes olímpicas e pan-americanas, além das categorias da vela jovem, uma das prioridades da CBVela- Confederação Brasileira de Vela .
Estão inscritos mais de 200 atletas divididos em 130 barcos. É um dos maiores números de participantes desde que a Copa Brasil de Vela foi idealizada, em 2014. As classes no calendário de regatas são: Laser Radial, Laser Standard, Nacra 17, 47, 49er e 49FX, Finn, Windfoil, 29er, 420, 4.7, Hobie Cat 16, HPE 25, RS:X, Snipe, Star, Windfoil, Bic Techno 293, Formula Kite, Dingue, J24 e Oceano.
O evento organizado pela CBVela reunirá grandes nomes como Jorge Zarif, campeão mundial de Finn, e a dupla de NACRA Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Os campeões olímpicos classificados para o Japão, como Robert Scheidt (Laser) e dupla de 49erFX Martine Grael e Kahena Kunze estão na Europa em treinamento.
"As raias serão 5 dentro da Baía da Guanabara, as mesmas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e uma fora. As raias são muito técnicas, com variações de vento e principalmente de correntes. Assim, os velejadores terão que se concentrar muito na parte tática, para tomar as decisões corretas, com rápido raciocínio e com grande poder de observação", explicou Walter Boddner, diretor técnico da CBVELA e gerente geral da Rio 2016.
Foto: Gabriel Heusi