Topo

Sobre as Águas

Peter Burling vence o prêmio Magnus Olsson 2020

Antonio Alonso

23/11/2020 16h33

A Fundação Mange Olsson anunciou que o neozelandês Peter Burling é o vencedor de 2020 de seu prestigioso prêmio.

A honraria que leva o nome Magnus Olsson é dada aos atletas que contribuíram para a vela oceânica e inspiraram pessoas.

Peter Burling, vencedor da America's Cup e da Rio 2016, é de longe o mais jovem vencedor do prêmio.

O kiwi tem apenas 29 anos.

Ele foi o 35º timoneiro campeão da America's Cup com o Emirates Team New Zealand em 2017.

Além de levar o ETNZ ao título da America's Cup, o atleta tem medalhas olímpicas de ouro e prata e nove títulos de campeonato mundial.

"É uma grande honra ser reconhecido pela Fundação Mange Olsson Memorial por este prêmio. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de conhecer Magnus, mas sua regata épica com o Ericsson 3 na edição 2008-09 de The Ocean Race definitivamente inspirou minha jornada ao redor do mundo", disse Peter Burling, que disputou a The Ocean Race 2017-18 com o Team Brunel.

Os ganhadores anteriores são Torben Grael, Sir Ben Ainslie, Stan Honey, Santiago Lange, Grant Dalton e Carolijn Brouwer.

Burling foi nomeado Velejador Mundial Masculino do Ano no Rolex World Sailor of the Year Awards em 2017.

Burling e seu parceiro 49er Blair Tuke também ganharam o prêmio em 2015 e foram finalistas em 2014 e novamente em 2016.

Burling receberá o Prêmio Magnus Olsson 2020 por meio de um evento virtual de entrega de prêmios na quinta-feira, 26 de novembro.

https://ctne.tecviz.net/maom/?2020

A Fundação Mange Olsson Memorial foi criada para dar continuidade à essência do entusiasmo, paixão e determinação que Mange (Magnus) trouxe para o esporte da vela.

Em seu espírito, a Fundação visa inspirar e apoiar jovens velejadores na Suécia, bem como recompensar velejadores internacionais que desenvolvem nosso esporte a nível humano e competitivo.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas