Topo

Sobre as Águas

Campeonato Brasileiro de C30 será decidido em Ilhabela

Antonio Alonso

18/11/2020 14h48

Os próximos dias em Ilhabela serão de emoções redobradas para as tripulações da Classe C30 com as decisões de dois campeonatos: Brasileiro e Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. O Brasileiro irá de quinta-feira a domingo (22/11), sendo que as regatas de sábado e domingo serão válidas também pela Copa Suzuki, a ser concluída em 28 e 29 de novembro.

O Brasileiro, iniciado em fevereiro em Florianópolis, tem liderança do Caballo Loco, de Ubatuba, em busca de um título inédito. A competição deveria ser definida em julho, durante a Semana de Vela de Ilhabela, cancelada pela quarentena. O barco líder na Copa Suzuki é o Kaikias Via Itália, atual campeão brasileiro. Em sua 20ª edição, o campeonato terá três das quatro etapas previstas, também devido à pandemia.

Pela regularidade demonstrada durante a temporada, os mesmos barcos ocupam as três primeiras colocações no Brasileiro e na Copa Suzuki: Caballo Loco, Kaikias Via Itália e Loyalty.

"Teremos basicamente as mesmas tripulações que correram o Circuito Rio no início de novembro. Por isso não tenho dúvidas de que a briga será intensa. Pelo que o pessoal mostrou no Rio, as equipes estão muito bem preparadas. Será uma disputa em alto nível", prevê Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco, vencedor do Circuito Rio.

A inédita participação da Classe C30 no Rio de Janeiro motivou a equipe gaúcha do Loyalty, comandada por Alexandre Leal. "O Circuito Rio foi importante para fazermos alguns testes e rodar a tripulação com os ajustes necessários. Teremos reforços em Ilhabela. Nosso objetivo é evoluir em relação às posições que hoje ocupamos no Brasileiro (3º) e na Copa Suzuki (2º)", deseja o comandante do barco (ex-Loyal) ganhador de quatro títulos brasileiros.

Foto: Aline Bassi | Balaio

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas