PUBLICIDADE
Topo

VelaShow destaca força de Niterói na vela

Antonio Alonso

22/09/2020 14h07

O VelaShow seria realizado em Niterói (RJ), mas a pandemia de COVID-19 transferiu um dos principais encontros da modalidade para o ano que vem no Clube Naval Charitas, que fica na cidade fluminense.

A opção foi uma edição relâmpago, que será nos dias 23 e 24 de setembro e servirá como aquecimento para a temporada 2021.

A cidade do Niterói (RJ) será a anfitriã do evento, que terá palestras com os irmãos Grael e velejadores cruzeiristas.

Nos dois dias estão marcadas provas online via Virtual Regatta. Tudo terá transmissão ao vivo no Youtube e Facebook, com flashs no Instagram.

É de lá que vem os maiores resultados da modalidade, incluindo três medalhas de ouro olímpicas com Torben Grael e Marcelo Ferreira, e Martine Grael e Kahena Kunze.

Segundo o jornalista e historiador Murillo Novaes, a cidade 'é lugar fundamental para vela brasileira', com a criação do primeiro clube da modalidade, que é o Iate Clube Brasileiro, e de lá vieram os primeiros velejadores de alta-desempenho.

"Por coincidência estou escrevendo um livro sobre a história da Vela Esportiva Brasileira. Quando surgiu essa oportunidade da gente fazer o VelaShow virtual, eu fiquei animado com esse painel sobre a história de Niterói na vela".

"Foi lá também que surgiu nosso primeiro monotipo brasileiro, então a gente ter o Lars Grael e Torben Grael, que participaram pessoalmente dessa história, e também a família deles, como a Margareth Grael, que foi pioneira da vela feminina brasileira, inclusive, vencendo os marmanjos".

"O avô Preben Schmidt veio da Dinamarca para fazer a ponta aqui de Cabo Frio e se radicou em Niterói. Então isso aí é um luxo, como jornalista, como escritor e historiador da vela do Brasil".

Mais no site do evento!

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas