PUBLICIDADE
Topo

Refeno 2020 garantida em outubro

Antonio Alonso

29/06/2020 12h46

A Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha – REFENO está garantida em 2020.

O Cabanga Iate Clube de Pernambuco confirmou acordo com o Governo do Estado e a Administração de Fernando de Noronha para a realização do evento.

A largada da prova será em 10 de outubro do Marco Zero de Recife (PE) e chegada no Mirante do Boldró, na Ilha de Fernando de Noronha.

A regata tem ao todo 300 milhas náuticas de distância, o equivalente a 560 quilômetros.

A 32ª Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha já conta com 112 barcos confirmados de quatro países: Brasil, Argentina, Espanha e Uruguai.

Veleiros de 17 estados brasileiros estão na lista.

É mais um evento de vela oceânica confirmado para Recife (PE).

Na semana passada, o staff da GLOBE40 2021-22, volta ao mundo em duplas, garantiu a Stopover brasileira na cidade.

Força-tarefa

O organizadores da REFENO fizeram uma força-tarefa para seguir todas as recomendações das autoridades sanitárias.

Um protocolo sanitário vai ser publicado em breve, onde um dos itens será a obrigatoriedade de todos os participantes da regata testarem negativo para Covid-19.

A Regata Recife-Fernando de Noronha terá a disputa nas classes ORC, IRC, RGS, VPRS, Mocra, Catamarã, Trimarã, Aço, Alumínio, Bico de Proa, Aberta, Turismo e Clássicos.

Todos os veleiros participantes deverão estar aptos a realizar a travessia rumo ao Arquipélago de Fernando de Noronha de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil.

Em 2019, a Refeno foi a maior da história com mais de 700 velejadores em 89 embarcações que partiram do Recife.

O Fita Azul, pelo segundo ano consecutivo, foi conquistado pelo barco pernambucano Patoruzú, comandada por Higínio Marinsalta, que concluiu a travessia em 27h45min35.

O recorde geral da regata ainda pertence ao Adrenalina Pura. Em 2007, o barco chegou na frente em apenas 14h34min54s.

Fonte: https://www.refeno.com.br/noticia.php?id=462

Por Flávio Perez

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas