PUBLICIDADE
Topo

Raia das regatas da Semana de Vela de Ilhabela recebe baleias

Antonio Alonso

03/06/2020 18h11

Quatro animais foram flagrados entre domingo (31) e segunda-feira (1º) em Ilhabela (SP). O projeto Baleia à Vista já avistou nove em 2020.

A passagem das baleias coincide desde 2016 com a realização das regatas, que reúnem em média 130 barcos no Canal de Sebastião. O evento deste ano foi adiado e não será realizado pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) em função da COVID-19.

Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e integrante do comitê organizador da Semana de Vela de Ilhabela, faz o registro dos animais e espera que os resultados aumentem nos próximos dias.

O recorde de aparição ocorreu em 2019 com 350 registros.

"As baleias jubartes já estão passando pela nossa raia! Mesmo durante a quarentena conseguimos fazer os avistamentos".

"Não tem coronavírus pra elas! Infelizmente tivemos que adiar as regatas, pois não tinha condição".

"Mas quem puder velejar pela região quando liberar, vai ver um mar cada vez mais limpo e com mais baleias".

"Com menos presença do homem na água, a gente vê menos lixo".

Os registros de Júlio Cardoso, fundador do Projeto Baleia à Vista, têm o objetivo de monitorar as informações sobre as espécies de baleias e golfinhos que navegam na região de São Sebastião e Ilhabela.

Os representantes da Semana Internacional de Vela de Ilhabela já trabalham no planejamento das ações da próxima edição em 2021, que terá sua abertura esportiva oficial com o Desfile dos Barcos e a regata de longo percurso Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas